Powered By Blogger

sábado, 1 de fevereiro de 2020

LITURGIA DE HOJE 03-02-2020

Evangelho – Mc 5,1-20

 

Naquele tempo:
Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar,
na região dos gerasenos.
Logo que saiu da barca,
um homem possuído por um espírito impuro,
saindo de um cemitério, foi ao seu encontro.
Esse homem morava no meio dos túmulos
e ninguém conseguia amarrá-lo,
nem mesmo com correntes.
Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes,
mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas.
E ninguém era capaz de dominá-lo.
Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes,
gritando e ferindo-se com pedras.
Vendo Jesus de longe,
o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele
e gritou bem alto:
'Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo?
Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!'
Com efeito, Jesus lhe dizia:
'Espírito impuro, sai desse homem!'
Então Jesus perguntou:
'Qual é o teu nome?'
O homem respondeu:
'Meu nome é 'Legião', porque somos muitos.'
E pedia com insistência
para que Jesus não o expulsasse da região.
Havia aí perto uma grande manada de porcos,
pastando na montanha.
O espírito impuro suplicou, então:
'Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.'
Jesus permitiu.
Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos.
E toda a manada - mais ou menos uns dois mil porcos -
atirou-se monte abaixo para dentro do mar,
onde se afogou.
Os homens que guardavam os porcos saíram correndo
e espalharam a notícia na cidade e nos campos.
E as pessoas foram ver o que havia acontecido.
Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado,
vestido e no seu perfeito juízo,
aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião.
E ficaram com medo.
Os que tinham presenciado o fato
explicaram-lhes o que havia acontecido
com o endemoninhado e com os porcos.
Então começaram a pedir
que Jesus fosse embora da região deles.
Enquanto Jesus entrava de novo na barca,
o homem que tinha sido endemoninhado
pediu-lhe que o deixasse ficar com ele.
Jesus, porém, não permitiu.
Entretanto, lhe disse:
'Vai para casa, para junto dos teus
e anuncia-lhes tudo o que o Senhor,
em sua misericórdia, fez por ti.'
Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole
tudo o que Jesus tinha feito por ele.
E todos ficavam admirados.
Palavra da Salvação.

 

COMENTÁRIO:Neste Evangelho vemos que o poder de Deus é infinitamente maior que o poder de satanás. Portanto, é só ficarmos com Deus, e por Deus, que o maligno não nos causará nenhum mal. Na narrativa de hoje, Jesus liberta um homem em território dos gentios, sob o domínio do império romano. A identificação do demônio, que o possuía pelo nome de “legião”, aponta para as legiões romanas que ocupavam esta região. Os porcos que se arremetem ao mar e perecem assemelham-se ao exército do faraó no mar Vermelho, no Êxodo. O homem libertado por Jesus sai a anunciar a sua misericórdia, tornando-se um missionário gentio entre os gentios. O EVANGELHO nós mostra que nos mostra a existência dos demónios, que são espíritos maus, anjos caídos, que estão na terra com o propósito de prejudicar a humanidade e afrontar Deus. Os judeus evitavam o contato com os pagãos ou gentios porque, conforme a Lei de Moisés, quem tivesse contato com estes ficaria impuro. para readquirir a pureza legal, deveria oferecer sacrificios expiatórios. os pobres eram considerados impuros em razão de não terem recursos para cumprir o que a lei ordenava. Jesus, porem ensinava que não era o que vinha de fora que manchava as pesssoas, mas o que lhes saía do coração. assim sendo, Jesus vai ao teritório da Decápole, região habitada por estrangeiros e, lá, cura os doentes que lhe apresentavam, sem se deixar levar pela proibição da lei. Dessa maneira, sem preconceitos, cumpria o que anunciava: "Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, eu vos aliviarei...porque meu jugo é suave e meu peso é leve"..

DEUS É BOM TODO O TEMPO
ASSIM SEJA....

LITURGIA DE HOJE 02-02-2020 Festa da Apresentação do Senhor

Festa da Apresentação do Senhor
Evangelho: (Lc 2, 22-40)
Terminados os dias da purificação, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.(...) Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo (...) Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel
Resultado de imagem para COMENTARIO APRESENTAÇÃO DO SENHOR


COMENTÁRIO
 A data de hoje lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século IV, essa festa era chamada "Purificação de Maria". A "apresentação", oferta de Jesus ao Pai, para que seu destino se cumprisse, marcando em consequência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no seu evangelho: Quanto a ti, uma espada transpassará a tua alma. Em silêncio, guardou no coração essas palavras e meditava sobre elas. Mulher forte e corajosa sabia das dificuldades que encontraria para cumprir sua tarefa no Plano de Salvação de Deus Pai, no entanto, desistir é algo que nunca lhe passou pela ideia.

O encontro com o menino Deus. O que suscitou o cântico de Simeão e de Ana foi a esperança, aquela esperança que os sustentava na velhice. Aquela esperança viu-se recompensada no encontro com Jesus. Quando Maria coloca nos braços de Simeão o Filho prometido por Deus, o ancião começa a cantar os seus sonhos.
Ao colocar Jesus no meio do seu povo, Simeão encontra a alegria. A verdade é que, só isso poderá restituir-nos a alegria e a esperança, só isso nos levará a viver a vida plena, só isso tornará fecunda a nossa vida, e manterá vivo o nosso coração: colocar Jesus exatamente onde Ele quer estar, ou seja, no meio do seu povo. Colocar Jesus no meio do seu povo significa ocupar-se e querer ajudar a levar a cruz dos nossos irmãos. É querer tocar as chagas de Jesus nas chagas do mundo, que está ferido, semimorto, e pede para ressuscitar.
Jesus é, assim, reconhecido pelo Israel fiel como esse Messias libertador e salvador, a quem Deus enviou – não só ao seu povo, mas a todos os povos da terra. Deus não tem já um Povo eleito, mas a sua salvação é para todos os povos, independentemente da sua raça, da sua cultura, das suas fronteiras, dos seus esquemas religiosos.
Jesus é o Deus que vem ao encontro dos homens com uma missão que lhe foi confiada pelo Pai. O objetivo de Jesus é cumprir integralmente o projeto do Pai… E esse projeto passa por levar os homens da escravidão para a liberdade e em apresentar a proposta de salvação de Deus a todos os povos da terra, mesmo àqueles que não pertencem tradicionalmente à comunidade do Povo de Deus.

Hoje, os consagrados – discípulos que acolheram Jesus como a sua luz e que aceitaram segui-l’O – têm a responsabilidade de O apresentar ao mundo e de O tornar uma proposta questionadora, libertadora, iluminadora, salvadora, para os homens nossos irmãos.
Por isso, rezemos também pelos bispos, sacerdotes e religioso que carregam essa missão no meio do povo. 
Assim seja...


febri

LITURGIA DE HOJE DIA 01-02-2020 JESUS ACALMA A TEMPESTADE

PRIMEIRA LEITURA 2SAMUEL 12, 1-7A
O EVANGELHO DE MARCOS 4,35-41

Naquele dia, ao cair da tarde,
Jesus disse a seus discípulos:
'Vamos para a outra margem!'
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo,
assim como estava na barca.
Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte
e as ondas se lançavam dentro da barca,
de modo que a barca já começava a se encher.
38Jesus estava na parte de trás,
dormindo sobre um travesseiro.
Os discípulos o acordaram e disseram:
'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?'
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar:
'Silêncio! Cala-te!'
O ventou cessou e houve uma grande calmaria.
40Então Jesus perguntou aos discípulos:
'Por que sois tão medrosos?
Ainda não tendes fé?'
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros:
'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'
Palavra da Salvação.

 Resultado de imagem para COMENTARIO Mc 4,35-41

COMENTÁRIO
Para os Judeus o mar era o lugar da morada dos monstros e dos poderes da morte, onde a frágil vida do homem estava em constante perigo. Para os membros das comunidades, Jesus parece estar dormindo, pois não aparece nenhum poder divino para salvá-las das perseguições. O evangelho de São Marcos abrir um caminho para olhar com os olhos de fé e confiar em Deus, o pai misericordioso. O evangelho leva a comunidade uma confiança para que anima-la com a força do amor de Jesus, que o filho amado do Pai. Quantos de nós já não se apavorou diante de uma tempestade? Por vezes nos deparamos com verdadeiras tempestades em nossas vidas. É um assalto, é um tiroteio, é uma invasão da nossa residência, é um raio que acabou de cair do lado da nossa casa em uma tempestade elétrica... e o que acontece? Desespero, desmaios, choros, e poucos se lembram de rezar.É simples de explicar: por vezes, nossas vidas estão tão calmas que parece que nada acontece, nem um vento sopra e tudo parece calmaria, entretanto não saímos do lugar, a não ser que nosso próprio esforço venha nos mover ficaremos lá, parados; já em outras situações parece que “as águas do mar da vida querem te afundar” e se não for à mão de Deus, é difícil sobreviver. É o que acontece justamente neste Evangelho de hoje, o mar daquelas pessoas está agitado e por um instante eles acreditam que Jesus simplesmente não se importa, pois afinal Ele está dormindo enquanto que todos estão em desespero.Pois o poder de Deus é maior do que qualquer tempestade desta vida passageira. Acredite. Confia em Deus e tudo passará.É preciso confiar e acreditar que Ele está no comando, que apesar daquele momento, Deus tudo pode e jamais vai nos abandonar, e certamente, aquela turbulência foi necessária para nosso crescimento, fortalecimento. Jesus vem em nosso auxílio, acalmar os ventos e nos levar à calmaria. É preciso fé para crer que o impossível Ele pode realizar." Por que temeis, homens de pouca fé?"  Aquele e aquela que realmente acredita e segue a Jesus, não se apavora diante das turbulências em suas viagens. Fica com medo, é claro. Pois sabemos o quanto somos frágeis! Porém sabemos que estamos seguros nas mãos de Deus! E mesmo que morramos, temos a certeza de que o amor de Deus por nós é que vai nos livrar do inferno. Se estamos vendo que se chegou mesmo a nossa hora, que seja feita a vontade do Pai. Fiquemos tranquilos. Pois combatemos o bom combate, e, portanto repetimos as palavras de Jesus na cruz. “Pai! Em tuas mãos entrego o meu espírito!

FEBRI SAMAR