Powered By Blogger

sábado, 22 de fevereiro de 2020

26 DE FEVEREIRO DE 2020

4ª. FEIRA DE CINZAS DA

QUARESMA

1ª. Leitura – Jl 2, 12-18

 

Leitura da Profecia de Joel 2,12-18
12'Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo'. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa,
e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes;
deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: 'Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem.' Por que se haveria de dizer entre os povos: 'Onde está o Deus deles?' 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Palavra do Senhor.

Hoje, começa o ciclo da Quaresma, o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados, tempo de voltar atrás e de mudar algo em nós para que sejamos melhores e possamos viver mais próximos de Cristo. precisamos fazer um esforço para que possamos purificar o nosso corpo a fim de que o nosso espírito domine a situação. vamos viver uma Quaresma em ação de Unidade e de Amor, preparando o coração para o grande dia da Ressurreição do Senhor. 

2ª. Leitura - II Cor 5, 20-6,2

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 20-6,2
Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,  2pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor.

É agora o dia da salvação”,  “Deixai-vos reconciliar com Deus” , nos diz São Paulo. Somos colaboradores de Cristo, somos Seus embaixadores, por isso, peçamos a Ele que nos conceda um sentimento de contrição e perseverança durante a quaresma para que possamos rasgar o nosso coração e crescer espiritualmente acolhendo a graça de Deus. 

Evangelho – Mt 6, 1-6.16-18

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Palavra da Salvação.

O Evangelho nos manda realizar: o jejum, a oração e a esmola. São exercícios que edificam mais a nós próprios do que aos outros porque são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. O jejum tem como objetivo purificar o nosso corpo a fim de que sintamos na nossa própria carne a dor de quem está necessitado.  A oração nos eleva para Deus e faz com que o nosso coração cheio de misericórdia possa se envolver com a dor dos nossos irmãos a fim de que pratiquemos as boas ações.  Por isso, Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. 
Para nós, portanto, é providencial neste tempo de Quaresma o exercício da oração, do jejum e da esmola, pois são meios que nos exercitam e nos levam a uma verdadeira intimidade com o Senhor.

25 DE FEVEREIRO DE 2020 3ª. FEIRA DA 7ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
ANO A
Resultado de imagem para seja humilde

1ª Leitura - Tg 4,1-10


Leitura da Carta de São Tiago 4,1-10
Caríssimos: 1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. 4Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. 5Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: 'Com ciúme anela o espirito que nos habita'? 6Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: 'Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes'. 7Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós.
Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. 9Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará. Palavra do Senhor.

Tudo o que é bom ou mal é fomentado dentro do nosso coração, por isso, a cobiça, a inveja, o desamor, o ódio têm como raiz o mal que vive dentro de nós e a que damos guarida e acolhimento. Pedimos a Deus por coisas ou situações que nos ajudam a ter amizade com o mundo e que são para o nosso próprio agrado e não se enquadram dentro dos ensinamentos do Senhor. Deus é zeloso e quer de nós sentimentos condizentes com o Seu pensamento e com o Espírito que habita em nós e não com o que a mentalidade do mundo nos influencia.

Evangelho - Mc 9,30-37

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37
Naquele tempo: 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia.
Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
33Eles chegaram a Cafarnaum, Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: 'O que discutíeis pelo caminho?' 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!' 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'.
Palavra da Salvação.

No Evangelho, Jesus nos ensina: “se alguém quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Para que sejamos grandes no céu e os maiores diante de Deus, nós temos que ser pequenos e humildes na terra, como uma criança que depende da força do Pai para caminhar. Devemos ter consciência de que para Deus a humildade é o trampolim para a glória. – Você aceita ser discípulo (a) de Jesus? – Você admite passar por perseguição e dificuldade? – Você se sente maior que alguém? – Por quê? - Como você poderá  ser pequeno na terra e voltar a ser criança?

24 de Fevereiro-2020 Ano A

1ª Leitura - Tg 3,13-18

Se fomentais, no coração,
amargo ciúme e rivalidade, não vos glorieis.
Leitura da Carta de São Tiago 3,13-18
Caríssimos:
Quem dentre vós é sábio e inteligente?
Que ele mostre, por seu reto modo de proceder,
a sua prática em sábia mansidão.
Mas se fomentais, no coração,
amargo ciúme e rivalidade,
não vos glorieis nem procedais
em contradição com a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto.
Ao contrário, é terrena, materialista, diabólica!
Onde há inveja e rivalidade,
aí estão as desordens e toda espécie de obras más.
Por outra parte, a sabedoria que vem do alto
é, antes de tudo, pura,
depois pacífica, modesta, conciliadora,
cheia de misericórdia e de bons frutos,
sem parcialidade e sem fingimento.
O fruto da justiça é semeado na paz,
para aqueles que promovem a paz.
Palavra do Senhor.

Vamos viver  a sabedoria que vem do alto que é pura,  pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 

Evangelho - Mc 9,14-29

'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,14-29
Naquele tempo:
Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João
e chegando perto dos outros discípulos,
viram que estavam rodeados por uma grande multidão.
Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
Logo que a multidão viu Jesus,
ficou surpresa e correu para saudá-lo.
Jesus perguntou aos discípulos:
'O que discutis com eles?'
Alguém da multidão respondeu:
'Mestre, eu trouxe a ti meu filho
que tem um espírito mudo.
Cada vez que o espírito o ataca,
joga-o no chão e ele começa a espumar,
range os dentes e fica completamente rijo.
Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito.
Mas eles não conseguiram.'
Jesus disse: 'Ó geração incrédula!
Até quando estarei convosco?
Até quando terei que suportar-vos?
Trazei aqui o menino.'
E levaram-lhe o menino.
Quando o espírito viu Jesus,
sacudiu violentamente o menino,
que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
Jesus perguntou ao pai:
'Desde quando ele está assim?'
O pai respondeu: 'Desde criança.
E muitas vezes,
o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo.
Se podes fazer alguma coisa,
tem piedade de nós e ajuda-nos.'
Jesus disse: 'Se podes!...
Tudo é possível para quem tem fé.'
O pai do menino disse em alta voz:
'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'
25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele.
Então ordenou ao espírito impuro:
'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno
que saias do menino e nunca mais entres nele.'
O espírito sacudiu o menino com violência,
deu um grito e saiu.
O menino ficou como morto,
e por isso todos diziam: 'Ele morreu!'
Mas Jesus pegou a mão do menino,
levantou-o e o menino ficou de pé.
Depois que Jesus entrou em casa,
os discípulos lhe perguntaram a sós:
'Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?'
Jesus respondeu:
'Essa espécie de demônios
não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.'
Palavra da Salvação.
No evangelho de Hoje também parece que se tratava de um demônio, pelo fato dele ter jogado o menino na água e no fogo.
Geração incrédula”! 
O primeiro passo que devemos dar para que tudo aconteça conforme o poder de Deus é um passo de fé. podemos cultivar a fé e nos apossar do poder de Jesus, se tivermos intimidade com Ele na oração. A oração é a chave para as nossas reivindicações diante de Deus, por isso, Jesus também, mostra aos Seus discípulos quando o interrogaram sobre o fracasso deles. A fé é um dom de Deus, todos nós a temos, no entanto ela precisa ser estimulada. A sua fé tem o poder de afastar os espíritos maus que perturbam a sua família? 

7º DOMINGO-OLHO POR OLHO. 7º DOMINGO TEMPO COMUM

7º DOMINGO TEMPO COMUM
Ano A

23 de Fevereiro-2020

1ª Leitura - Lv 19,1-2.17-18

Amarás a teu próximo como a ti mesmo!
Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.17-18
 Senhor falou a Moisés, dizendo:
'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel,
e dize-lhes:
Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
Não tenhas no coração ódio contra teu irmão.
Repreende o teu próximo,
para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
Não procures vingança, nem guardes rancor
dos teus compatriotas.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor.

È muito claro o mandamento é: Amar a Deus e ao próximo  como a nós mesmos. Ou seja, devemos querer para os nosso irmão o mesmo que queremos para nós. Por isso, é importante que recorramos ao amor de Deus, pois o seu amor nos faz feliz. E  assim, podemos amar  a nós mesmos, e consequentemente amaremos os demais como nós amamos. 

2ª Leitura - 1Cor 3,16-23

Tudo é vosso. Mas vós sois de
Cristo, e Cristo é de Deus.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 3,16-23
Irmãos:
Acaso não sabeis que sois santuário de Deus
e que o Espírito de Deus mora em vós?
Se alguém destruir o santuário de Deus,
Deus o destruirá,
pois o santuário de Deus é santo,
e vós sois esse santuário.
Ninguém se iluda:
Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste
mundo, reconheça sua insensatez,
para se tornar sábio de verdade;
pois a sabedoria deste mundo
é insensatez diante de Deus.
Com efeito, está escrito:
'Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia',
e ainda:
'O Senhor conhece os pensamentos dos sábios;
sabe que são vãos'.
Portanto,
que ninguém ponha a sua glória em homem algum.
Com efeito, tudo vos pertence:
Paulo, Apolo, Cefas,
o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro;
tudo é vosso,
mas vós sois de Cristo,
e Cristo é de Deus.

A verdadeira sabedoria  é aquela que nos vem do Alto e está escrita principalmente no Evangelho. Sigamos pois os ensinamentos de Deus que nos foi mostrado por seu Filho, e assim um dia poderemos merecer estar na Glória Eterna.

Evangelho - Mt 5,38-48

Amai os vossos inimigos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,38-48
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Vós ouvistes o que foi dito:
'Olho por olho e dente por dente!'
Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face
direita, oferece-lhe também a esquerda!
Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!
Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Vós ouvistes o que foi dito:
'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos
e rezai por aqueles que vos perseguem!
Assim, vos tornareis filhos
do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
Porque, se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
E se saudais somente os vossos irmãos,
o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.'

1-Que devemos também amar os nossos inimigos;
2-Amar o próximo como a nós mesmo;
3-Amar o irmão como Jesus nos amou.  
Esse tres eixos muito importante do Evangelho de Matius que nos convida a refletir. Precisamos seguir estes três itens, senão não seremos santos como o Pai é santo.  Nós precisamos levar muito a sério estes três itens sobre o amor ao próximo, se quisermos ser imitadores de Cristo, sempre lembrando que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus.  Alguém poderia perguntar. Como posso amar o meu inimigo?  Esse mandamento significa que além de rezar pelos nossos inimigos, não devemos lançar mão da vingança para punir os nossos opressores. Para isso, a sociedade deve estar bem aparelhada para bancar a execução da justiça social de forma pronta, eficiente e imediata. 
AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMO, significa uma renúncia completa do nosso egoísmo, no qual nós queremos o melhor para nós. Quando vamos dar algo para alguém, nunca abrimos mão do melhor que temos, mas sim do resto que nos sobra. Nós damos ao irmão, ou à irmã carente, aquela roupa que não usamos mais por estar surrada, um aparelho se som ultrapassado,  uma cadeira com defeito, umas moedinhas... Amar o próximo como a nós mesmo, é dar ao amigo, um relógio igual ao nosso, por exemplo. É desejar para ele tudo o que desejamos para nós. Amar o próximo como a nós mesmo é um grande desafio lançado por Jesus Cristo. Pois isso é muito difícil. O mundo nos ensina a sermos espertos e defender o nosso lado. O mundo nos ensina a não ser bobos e passar a perna no irmão e na irmã. 
AMAR O IRMÃO COMO JESUS NOS AMOU.  Este é o terceiro item da nossa reflexão de hoje. Fazer e agir como Jesus fez, como Ele nos mostrou pelas palavras e pela prática. Ele nos amou tanto que chegou a deixar que o matassem, por causa das denúncias que Ele fez sobre as injustiças praticadas por aqueles que se apresentavam como líderes religiosos.  Amar como Jesus nos amou é perdoar como Ele perdoou, é ser caridoso como Ele o foi. Jesus não teve receio de tocar o leproso, Jesus teve pena daquela viúva que acabara de perder o filho depois que ficou sem o marido.  Disse Ele a viúva: "Não chore!";  Jesus perdoou aquela mulher que estava sendo acusada e condenada por adultério, dizendo: "...eles não te condenaram? Eu também não te condeno.  Vai e não peques mais".  Jesus teve pena daquela multidão, e disse que eram ovelhas sem pastores, e deu-lhes comida...
Amar como Jesus, é ajudar aqueles que precisam da nossa ajuda, da nossa força. É defender os fracos das injustiças dos poderosos. É ensinar quem está com dificuldade de aprender, é matar a fome dos famintos, é aturar os chatos, ajudar os idosos, etc.

SÁBADO Cátedra de São Pedro, Apóstolo . FESTA. Somos pedras vivas

1ª Leitura - 1Pd 5,1-4


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 5,1-4
Caríssimos: 1Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo
e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente;
3não como dominadores daqueles que vos foram confiados,
mas antes, como modelos do rebanho.4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
Palavra do Senhor.

Nós somos chamados a ser pastores do rebanho de Deus porque de uma forma ou de outra há alguém de quem somos responsáveis para cuidar, orientar, encaminhar. PARA SER PASTORES DE CRISTO: Precisamos, portanto, ter um coração generoso, livre e desinteressado não agindo por ganância, nem como dominadores,  mas como modelos uns para os outros.Ser pastor, significa para nós dar testemunho do amor de Deus.  Como você trata as pessoas para quem dá testemunho do amor de Deus? 

Evangelho - Mt 16,13-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Palavra da Salvação.

No Evangelho, vemos que Jesus constituiu a Sua Igreja que nunca será abalado pelo poder do inferno mas pelo poder do Espírito Santo que Pedro identificou Jesus como o Messias, o Filho de Deus, vivo, recebendo d’Ele, então, o poder e a autoridade para chefiar a Sua Igreja, como pastor do rebanho de Deus aqui na terra. o Pedro é, portanto, a pedra sobre a qual Jesus edificou a Sua Igreja e lançou os Seus fundamentos. O Evangelho também nos esclarece que só o Espírito Santo pode nos revelar a verdadeira identidade de Jesus e a vontade do Pai para a nossa vida. Quando somos inspirados pelo Espírito Santo nós também não somos enganados e temos sabedoria para discernir todos os desafios que nos são propostos pela Palavra de Deus. o Espírito santo que motiva e inspira nossa alma e nossa mente. pelo poder Espírito Santo podemos entender melhor a Boa Nova de Jesus. A palavra de Deus que lemos e escutamos dando a vida nova. Ela nos motiva a fazer a missão de Cristo como uma Pedra Viva. somos igreja que construida de varias pedras. Como pedra viva, somos convidados, como instrumento de Cristo a construir mais a vida e proclamar o Jesus vivo que revela no meio de Nos e foi mandado pelo pai. como pedra viva, vamos viver com fé, esperança e amor a Palavra de Deus no dia a dia da nossa vida. vivemos com amor na familia, na comunidade, na igreja, no trabalho e na sociedade. Assim seja.