Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de março de 2020

LITURGIA DO 2o Domingo da Quaresma

Evangelhos Dominicais Comentados

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a sós para um monte alto e afastado. E transfigurou-se diante deles. Seu rosto brilhou como o sol e as roupas se tornaram brancas como a luz. Nisso, apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Ele estava ainda falando quando uma nuvem brilhante os envolveu e da nuvem se fez ouvir uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, de quem eu me agrado, escutai-o”. Ao ouvir a voz, os discípulos caíram com o rosto no chão e ficaram com muito medo. Jesus se aproximou, tocou-os e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Então eles ergueram os olhos, mas não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos”.


1ª Leitura - Gn 12,1-4a


Leitura do Livro do Gênesis 12,1-4a
1Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: 'Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção.
3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!'
4E Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito.
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 32,4-5.18-19.20 e 22 (R. Cf. 22)


R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
venha a vossa salvação!

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

2ª Leitura - 2Tm 1,8b-10


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,8b-10
Caríssimo: 8bSofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa,
não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade. 10Esta graça foi revelada agora, pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade por meio do Evangelho, Palavra do Senhor.

Evangelho - Mt 17,1-9


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17,1-9Naquele tempo: 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz.
3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.
4Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.' 5Pedro ainda estava falando,
quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!' 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, e não tenhais medo.' 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais
ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'
Palavra da Salvação.

Levados para uma montanha, Pedro, Tiago e João foram testemunhas da glória de Deus que se manifestou em Jesus Cristo  transfigurado. Eles, então, tiveram a visão dos patriarcas e dos profetas e ouviram a voz do Pai que lhes falou do meio da nuvem dizendo: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Os três discípulos tiveram uma experiência de salvação! Esta mesma experiência nós somos chamados a fazer, pois Jesus está constantemente nos atraindo para um lugar à parte e nos convida a estar com Ele meditando com a Sua Palavra para ouvir a voz do Pai. A transfiguração de Jesus nos mostra que também nós, como homens, podemos ser transformados e ter a nossa alma e o nosso corpo, purificados pelo poder do Espírito Santo.

Você já subiu com Jesus ao Monte Tabor? –  O que você recorda desta experiência? – A sua oração pessoal tem ajudado a você se transfigurar diante de Jesus, ou ver Jesus transfigurado diante de si?  Você tem medo de dar passos concretos na sua vida? - O que o tem assustado (a)? - Você está acomodado (a) em algum ponto? O que você precisa fazer para levantar-se? - O que Jesus tem lhe pedido para fazer e porque você não o faz?

A LITURGIA DO DIA 7 DE MARÇO DE 2020

SÁBADO DA PRIMEIRA

1ª Leitura - Dt 26, 16-19


Leitura do Livro do Deuteronômio 26, 16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos.
Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse'.
Palavra do Senhor.SEMANA DA QUARESMA

Salmo - Sl 118, 1-2. 4-5. 7-8 (R. 1b)


R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
2Feliz o homem que observa seus preceitos, *
e de todo o coração procura a Deus!R.

4Os vossos mandamentos vós nos destes, *
para serem fielmente observados.
5Oxalá seja bem firme a minha vida *
em cumprir vossa vontade e vossa lei!R.

7Quero louvar-vos com sincero coração, *
pois aprendi as vossas justas decisões.
8Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *
Senhor, não me deixeis desamparado!R.

Evangelho - Mt 5,43-48


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.' Palavra da Salvação.

Evangelho Jesus esclarece que a perfeição é um atributo do Pai e quem busca viver de acordo com a condição de filhos do Pai busca também se conformar com a Sua imagem e semelhança. Quem busca a Deus, busca a perfeição, por isso, somos chamados (as), a imitá-Lo e, por conseguinte, aprender com Ele a perdoar a amar a acolher e aceitar o próximo, do jeito que ele é, mesmo que ele esteja fora dos nossos padrões.  A perfeição, portanto, é a vivência do amor de Deus em todas as situações da nossa vida e com todas as pessoas e não somente, com aqueles a quem nos é apreciável e fácil fazê-lo.  Somos parecidos com o Pai quando vivenciamos o Seu Amor em todos os nossos relacionamentos, pois Deus ama incondicionalmente ao maior pecador. “Amai os vossos inimigos e rezai porque aqueles que vos perseguem”, é o que Jesus nos ordena.  Aos olhos humanos o que Jesus nos ensina neste Evangelho é uma verdadeira insensatez, pois, na maioria das vezes procuramos dar o primeiro lugar na nossa vida às pessoas de quem mais gostamos; lembramos mais de orar por aqueles (as) que nos são próximos (as); só cumprimentamos a quem simpatizamos; só ajudamos às pessoas que podem nos recompensar; gostamos sempre de permanecer numa reunião perto das pessoas com quem mais nos identificamos e assim por diante! As  pessoas que estão fora do nosso convívio  são como ilustres desconhecidos.