Powered By Blogger

sábado, 1 de fevereiro de 2020

LITURGIA DE HOJE 02-02-2020 Festa da Apresentação do Senhor

Festa da Apresentação do Senhor
Evangelho: (Lc 2, 22-40)
Terminados os dias da purificação, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor.(...) Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava com ele. O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo (...) Simeão tomou o menino nos braços, e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar o teu servo partir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel
Resultado de imagem para COMENTARIO APRESENTAÇÃO DO SENHOR


COMENTÁRIO
 A data de hoje lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século IV, essa festa era chamada "Purificação de Maria". A "apresentação", oferta de Jesus ao Pai, para que seu destino se cumprisse, marcando em consequência a aceitação por parte de Maria do que o Pai preparara para o fruto de sua gestação. No templo, a família foi recebida pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, num encontro descrito por São Lucas no seu evangelho: Quanto a ti, uma espada transpassará a tua alma. Em silêncio, guardou no coração essas palavras e meditava sobre elas. Mulher forte e corajosa sabia das dificuldades que encontraria para cumprir sua tarefa no Plano de Salvação de Deus Pai, no entanto, desistir é algo que nunca lhe passou pela ideia.

O encontro com o menino Deus. O que suscitou o cântico de Simeão e de Ana foi a esperança, aquela esperança que os sustentava na velhice. Aquela esperança viu-se recompensada no encontro com Jesus. Quando Maria coloca nos braços de Simeão o Filho prometido por Deus, o ancião começa a cantar os seus sonhos.
Ao colocar Jesus no meio do seu povo, Simeão encontra a alegria. A verdade é que, só isso poderá restituir-nos a alegria e a esperança, só isso nos levará a viver a vida plena, só isso tornará fecunda a nossa vida, e manterá vivo o nosso coração: colocar Jesus exatamente onde Ele quer estar, ou seja, no meio do seu povo. Colocar Jesus no meio do seu povo significa ocupar-se e querer ajudar a levar a cruz dos nossos irmãos. É querer tocar as chagas de Jesus nas chagas do mundo, que está ferido, semimorto, e pede para ressuscitar.
Jesus é, assim, reconhecido pelo Israel fiel como esse Messias libertador e salvador, a quem Deus enviou – não só ao seu povo, mas a todos os povos da terra. Deus não tem já um Povo eleito, mas a sua salvação é para todos os povos, independentemente da sua raça, da sua cultura, das suas fronteiras, dos seus esquemas religiosos.
Jesus é o Deus que vem ao encontro dos homens com uma missão que lhe foi confiada pelo Pai. O objetivo de Jesus é cumprir integralmente o projeto do Pai… E esse projeto passa por levar os homens da escravidão para a liberdade e em apresentar a proposta de salvação de Deus a todos os povos da terra, mesmo àqueles que não pertencem tradicionalmente à comunidade do Povo de Deus.

Hoje, os consagrados – discípulos que acolheram Jesus como a sua luz e que aceitaram segui-l’O – têm a responsabilidade de O apresentar ao mundo e de O tornar uma proposta questionadora, libertadora, iluminadora, salvadora, para os homens nossos irmãos.
Por isso, rezemos também pelos bispos, sacerdotes e religioso que carregam essa missão no meio do povo. 
Assim seja...


febri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOM DIA
A PAZ DE CRISTO E AMOR DE MARIA.
VINDE E VEDE